sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Lei da Conservação











  

Olá amiguinhos ! 

Dando prosseguimento ao nosso estudo de "O Livro dos Espíritos" com o tema “As Leis Naturais”, vamos conhecer agora a Lei da Conservação.

Instinto de conservação 

A vida é valiosa. Por essa razão, Deus criou os seres vivos como instinto de conservação (lutar pela vida) para que procurem sobreviver e se aperfeiçoar sempre.

Meios de conservação 

Temos o desejo e o direito de viver bem e ter conforto. Deus nos dá todas as condições pra evoluirmos e às vezes nos falta entendimento para percebermos como isso acontece. 

Deus nos deu a terra para plantar e colher, água para matar a sede, ar para respirarmos e inteligência para que possamos transformar o mundo à nossa volta, construindo casas que nos protejam da chuva e do vento. Há muitas pessoas que passam fome e isso ocorre por causa do egoísmo humano e pela ignorância, porque temos condições de alcançar o sucesso se nos esforçarmos sem desanimar, se formos estudiosos, amáveis e fraternos para com os nossos semelhantes. 

Ao nos aproximarmos do bem, nos afastamos do egoísmo, da maldade e da ambição sem limites, nos aproximamos das leis de Deus; caminho que levará, a todos nós, ao aperfeiçoamento.


Usufruto (uso) dos bens terrenos 

Deus colocou os bens sobre a Terra para que os homens pudessem usá-los na sua sobrevivência. 

Criou também a sensação de prazer, no entanto, para nossa evolução precisamos aprender a ter limites e a trabalhar com as tentações que podem nos levar aos vícios, como por exemplo: comer guloseimas, desejar tudo que vemos arrumar muitas namoradas... Tais atitudes confrontam as Leis de Deus e não devemos ultrapassar os limites, fazendo as coisas de modo correto, o que leva a uma vida saudável e feliz. 


O necessário e o supérfluo (desnecessário) 

Para escrever necessitamos de um lápis ou uma caneta e, no entanto, queremos ter dúzias deles. 

Para matar nossa fome, um sanduíche é suficiente, mas comemos três. 

Sabemos, sempre, do quanto necessitamos, mas às vezes nos tornamos insaciáveis (desejo de ter mais e mais), não nos preocupamos se faltará para outras pessoas. Isso é ser egoísta é contrário às leis de Deus. 


Privações voluntárias 

É nosso dever conservar o corpo, alimentando-o para que fique saudável e possamos trabalhar.

Não há nada de mal em desejarmos uma vida boa, desde que isso não faça com que outra pessoa passe necessidades. 

Desejamos muitas coisas. Queremos ver televisão, jogar videogame, comer, dormir e brincar além da conta. Podemos utilizar todos esses recursos sem nos esquecermos de que existem, também, outras coisas que nos são muito úteis: a leitura de bons livros, ocuparmos parte do nosso tempo ajudando aos semelhantes, transmitindo-lhes tudo de bom que vamos aprendendo e manter o equilíbrio em tudo que fizermos. 


O Livro dos Espíritos para infância e juventude Vol. II, Cap. V, por Marisa Alem- ( baseado em “O Livro dos Espíritos” de Allan Kardec).

Nenhum comentário:

Postar um comentário