sexta-feira, 15 de julho de 2011

Gandhi e o Amor aos seus Irmãos



















A luta pela igualdade entre todos os homens foi um dos pontos principais da vida de Gandhi. Ano mais tarde, ele travou uma grande batalha espiritual na Índia em favor dos chamados intocáveis.

A sociedade em que Gandhi nasceu, como já dissemos, discriminava as pessoas da casta dos intocáveis. Os indianos das castas consideradas superiores praticamente não falavam com eles, por quem sentiam uma espécie de aversão. Assim, durante muito tempo, a sociedade indiana renegou essas pessoas, isolando-as em bairros separados, não permitindo que elas tivessem acesso a escolas ou o direito de escolher qualquer profissão. Elas podiam apenas realizar trabalhos considerados, pelos hindus, como inferiores.

Gandhi foi um dos primeiros a ter coragem de mostrar o enorme engano que os indianos estavam cometendo em relação aos intocáveis. Ele sentia que não era correto separar as pessoas por suas condições sociais, e que a vontade divina era a de que todos os homens percebessem a sua natural irmandade.

Gandhi passou a chamar os intocáveis de Harijan, que significa filho de Deus. Visitava os lugares onde eles moravam, ajudando-os, orientando-os, transformando assim um padrão de comportamento milenar. Muitas e muitas vezes, Gandhi jejuou pelos Harijans, para acabar com leis injustas, que os desprezavam. Por meio do poder da verdade, Gandhi fez profundas mudanças na sociedade hindu.

As grandes almas como Gandhi trazem a sabedoria da Verdade para o nosso dia-a-dia, nas pequenas coisas, ensinando que somos todos irmãos, independentemente da situação financeira, da cor da pele ou da quantidade de objetos que temos. Não é um alívio quando percebemos que tudo isso não importa para nos classificar?



Do livro série "Heróis da Verdade"- "Gandhi, o Herói da Paz", de Ligia Miragaia e Maeve Vida.

2 comentários:

  1. Uma das figuras mais notáveis da história da humanidade. Nunca usou armas, só palavras...sábias palavras...

    Um bom fim de semana, Carlos!
    Abraços

    ResponderExcluir