sábado, 5 de fevereiro de 2011

Relações além-túmulo


Entre os Espíritos há uma ordem de autoridade. Os superiores têm autoridade sobre os inferiores. Isso porque os Espíritos evoluídos nada mais desejam que indicar para os Espíritos imperfeitos os caminhos que deverão seguir para que atinjam a verdadeira paz fraternal. E tal ordem nada tem a ver com a hierarquia (níveis de autoridade) existente aqui na terra. Um Espírito que foi presidente de um país, ao ter sua alma separada do seu corpo, pode se ver na condição de um Espírito inferior, e um simples mendigo, além-túmulo, pode ser um Espírito de ordem mais elevada.

Quanto mais superior for o Espírito, mais liberdade terá de ir para onde desejar, uma vez que estará trabalhando para ajudar os Espíritos imperfeitos a evoluírem. Já os mais ignorantes não tem liberdade para ir e vir. Os Espíritos ficam próximos daqueles que lhes são simpáticos e evitam aqueles com os quais não tem afinidade, formando grupos para fazer o bem ou o mal. E eles se comunicam entre si sem precisar falar, pois o fazem pelo pensamento. E quanto mais puro for o Espírito, mais saberá sobre o outro.

O que define a aparência de um Espírito é o seu Perispírito. Um Espírito reconhece no outro um parente, amigo ou inimigo em vidas anteriores, observando seu passado.

Quando uma alma se desprende do corpo, ao retornar ao mundo dos Espíritos, a maneira como irá ser recepcionada dependerá do que foi em vida. Os bons se encontrarão com parentes e amigos queridos. Já os maus se verão isolados, cercados de espíritos iguais a ele.


O Livro dos Espíritos para Infância e Juventude Vol. I, Cap.VI,a partir de o Livro dos Espíritos de Allan Kardec. ( por Marisa Alem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário