segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A Fraternidade









Devemos sempre ver em cada pessoa um nosso irmão que merece o nosso carinho, o nosso respeito e a nossa consideração.

Todos nós, quer sejamos homens ou mulheres, ricos ou pobres, sábios ou ignorantes, pretos ou brancos, somos filhos do mesmo Pai, com os mesmos direitos e com as mesmas responsabilidades.

Já sabemos que pela lei da reencarnação ocuparemos todas as posições na Terra e precisaremos encarnar em todos os países e em todas as classes sociais. Em cada país e em cada classe social nós aprenderemos um pouco para que fiquemos conhecendo todas as coisas na Terra.

Já tivemos e ainda teremos na Terra muitas pátrias. Futuramente poderemos nascer em outros países e se na Atual encarnação somos da raça branca ou preta, nas outras poderemos pertencer às raças amarela ou vermelha.

A escolha dos países, das raças e das classes sociais em que precisamos encarnar depende do trabalho que vamos executar para o nosso progresso e o de nossos irmãos.

Se encarnássemos sempre no mesmo país, e ocupássemos sempre a mesma posição social, nós nunca alcançaríamos a perfeição.

Não há motivos para que uma raça se julgue superior à outra; todos podem mudar de raça em cada encarnação e quem nasceu na América agora, mais tarde pode nascer na Europa ou na Ásia.

Também não há razões para que as classes ricas desprezem as classes pobres, nem que as classes pobres invejem as classes ricas; as provas são iguais para todos e cada um de nós precisa experimentá-las uma por uma.

Consideremos a humanidade toda como nossa família e a Terra inteira como nossa pátria.

E não te esqueças de que seja qual for tua religião, tua raça ou tua posição social, abraça-me: eu sou teu irmão.



Fonte: Catecismo Espírita, de Eliseu Rigonatti

Nenhum comentário:

Postar um comentário