terça-feira, 24 de novembro de 2009

A luz do sol














Havia um pequeno povoado onde moravam meia dúzia de famílias. O povoado ficava na parte de baixo de uma montanha da Cordilheira dos Andes, e era um lugar muito frio, com neve o ano todo, e sempre encoberto por nuvens frias e escuras.

Em um pequeno chalé morava uma família: seu João, sua esposa Dona Marta, e seus três filhos Rossana, Marcos e um bebê chamado Roberto.

Rossana e Marcos iam todos os dias para a escola, e vestiam muita roupa, pois era sempre muito frio, e em muitos dias nevava bastante, aumentando ainda mais o frio do lugar.

Na sala de aula, as crianças ouviam os relatos da professora sobre as plantas, sobre o verde das florestas, as árvores que davam frutas saborosas, flores coloridas, jardins com alegres borboletas. As crianças viam o sol e o colorido da natureza em imagens que a professora trazia para mostrar como era belo o sol, as plantas, as flores. E elas ficavam imaginando como seria bom morar em um lugar quente, ensolarado, onde pudessem correr e brincar em lindos jardins.

Naquele inverno, em uma noite gelada, Rossana falava de seu sonho de morar em um lugar quente e ensolarado:

- Mãe, vou pedir ao bom Deus que ele permita que nossa família possa viver em um lugar com calor, com a luz do sol e com muitas plantas coloridas.

E foi o que ela fez naquela noite e nas noites que se seguiram.

Passaram-se muitos meses, e Rossana já não acreditava que Deus fosse atender seu pedido. Mas quando queria duvidar, ela lembrava que sua mãe lhe ensinou que Deus sempre ouve nossas preces, e nos dá aquilo que merecemos. E aproveitava, então, para agradecer todas as coisas boas de sua vida: sua família, a escola, os amigos, a comida quentinha de todos os dias...

Seu João, que trabalhava em uma fábrica perto da montanha, contou ao chefe dele sobre o sonho de sua filha de morar em um lugar com muito sol e calor. O chefe, que era um homem muito bondoso, apenas riu e saiu sem nada dizer.

Em um dia de primavera, seu João chegou em casa apressado, contando a novidade: a família toda iria se mudar. Seu João fora promovido! O chefe de seu João resolveu transferi-lo para uma outra de suas fabricas, em uma cidade próxima ao mar.

Rossana logo quis saber se lá haveria sol e calor. E pulou de alegria quando seu pai explicou que o sol era lindo naquele lugar, e que haveria muitos jardins coloridos e árvores.

Em poucos dias arrumaram toda a mudança e partiram, deixando a vida na montanha para trás. A viagem era longa e as crianças dormiram durante muito tempo.

Quando Rossana acordou, não acreditava no que via: lindos campos verdes, árvores floridas e um sol que brilhava mais que tudo o que ela já havia visto.














Sua casa nova tinha um belo jardim, muitas flores coloridas e árvores com frutos doces e saborosos.

Assim que chegou, Rossana lembrou de agradecer a Deus por ter atendido a sua prece.

Em sua nova morada, Rossana cresceu feliz, e sempre agradecia a Deus pelo sol que brilhava lá fora, fazia crescer as plantas, as flores e as árvores e tornava sua vida mais alegre.


Amália Paz e Cláudia Schmidt

Nenhum comentário:

Postar um comentário